segunda-feira, 7 de março de 2011

Academia de Letras


ACADEMIA PASSO-FUNDENSE DE LETRAS

Fundada em 07 de Abril de 1938

Sede própria – Avenida Brasil Oeste, 792

99010-100 – Passo Fundo – RS

PROJETO LITERÁRIO DA ACADEMIA PASSO-FUNDENSE DE LETRAS - 2011

DESTINADO AOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DE PASSO FUNDO

1- TÍTULO

Concurso Literário: “RACHEL DE QUEIROZ: A GRANDE DAMA BRASILEIRA DAS LETRAS”

REGULAMENTO

CAPÍTULO I – SOBRE A PROMOÇÃO

Artigo 1 – O Projeto Literário destina-se a incentivar a leitura e a correta utilização da língua portuguesa, baseando-se na vasta produção literária de Rachel de Queiroz, assim como cumprir a missão comunitária e social que a Academia Passo-Fundense de Letras tem com a comunidade.

Parágrafo Único - O Projeto visa também, conhecer o talento, a criatividade e o gosto pela leitura, do público alvo: os estudantes do ensino médio da nossa cidade.

CAPÍTULO II – SOBRE OS OBJETIVOS

Artigo 2 – Despertar nos estudantes do ensino médio de Passo Fundo, o prazer pela leitura e o culto à memória dos escritores brasileiros culminando na produção de diferentes gêneros literários.

Parágrafo Único – Provocar a aproximação da comunidade escolar com a Academia Passo-Fundense de Letras.

CAPÍTULO III – SOBRE O PÚBLICO ALVO

Artigo 3 – O concurso literário destina-se aos estudantes do ensino médio das escola públicas e particulares de Passo Fundo.

CAPÍTULO III – SOBRE A MODALIDADE DOS TRABALHOS

Artigo 4 – Serão aceitos e avaliados os textos inéditos, produzidos em no mínimo duas laudas e no máximo quatro laudas

Parágrafo único – Os textos poderão ser: a) resenhas das principais obras da autora; releitura poética de qualquer gênero das obras da autora; e, textos criativos relacionados à vida e à obra da autora.

CAPITULO IV – SOBRE A REALIZAÇÃO

Artigo 4 – O concurso terá as seguintes etapas:

a) – Cabendo à APL – apresentar o projeto a todas as escolas de ensino médio; avaliar, selecionar e publicar os trabalhos encaminhados pelas escolas, destacando os 10 mais bem elaborados.

b) – Cabendo às Escolas – incluir o Projeto Concurso Literário – Rachel de Queiroz – Dama Brasileira das Letras – no seu plano político pedagógico; divulgar e incentivar todos os alunos a participar do projeto.

c) – Cabendo aos Professores de Língua Portuguesa e Literatura e Redação – aplicar o projeto no decorrer das aulas do primeiro semestre de 2011; preparar os alunos para a produção de resenhas, prosa e releitura poética a partir das obras de Rachel de Queiroz; avaliar os trabalhos dos três níveis do ensino médio, e enviar os de maior destaque à APL dentro do prazo previsto no cronograma.

CAPÍTULO V – SOBRE A PREMIAÇÃO

Artigo 5 – Para todos os alunos destacados pela escola: diploma de menção honrosa e um exemplar do livro com a coletânea dos dez textos que mais se destacaram; aos dez trabalhos de maior destaque: menção honrosa e 5 exemplares da coletânea, assim como espaço para sessão de autógrafos.

CAPÍTULO VI – SOBRE A COMISSÃO JULGADORA

Artigo 6 – A comissão julgadora será composta por membros da Academia Passo-Fundense de Letras e por pessoas da sociedade aptas para a tarefa.

Nenhum comentário: