sábado, 26 de setembro de 2009

Lançamento na Academia de Letras

Conheci um rapaz, lá pelos idos da década de 60, líder estudantil num tempo em que o movimento dos estudantes era acontecimento importante. Paulo foi eleito presidente da União Passofundense de Estudantes (UPE), mais de uma vez. Todos reconhecíamos nele uma inteligência fora do comum, liderança nata e fazíamos festa pelas ruas em comemoração ao resultado das eleições. Eis que, adulto, Paulo mudou-se para Porto Alegre, fez carreira por lá, abandonou o jornalismo e dedicou-se ao Direito. Após muitos anos, vejo-o de vez em quando. Convidada que fui para o lançamento de um livro sobre viagens da sua autoria, fui-me à Academia com o mesmo entusiasmo de antigamente. Sabia de antemão que tudo seria muito bom e de qualidade. FORA DE ROTA da editora WS editor é um relato de viagens. Transcrevo a contracapa: "Mais do que narrativas de viagens, Fora de Rota de Paulo R. Pires, contém um valioso acervo de informações, resultante de criterioso trabalho de pesquisa do Autor, proporcionando uma leitura agradável e fluída. Ao mesmo tempo, fornece dados, opiniões e críticas sobre os países visitados, tudo isso temperado com boa dose de polêmica e de surpresas. Não escapam às observações de Paulo R. Pires, viajante experimentado, as inúmeras situações curiosas e peculiares protagonizadas pela gente comum em sua rotina diária, em lugares exóticos de países instigantes como Índia, Rússia, Vietnã, México, Turquia, Marrocos, Nepal, Laos, Camboja, Emirados Árabes e China."
Em sua explanação, Paulo contou suas impressões sobre o povo, a economia, a política, as artes, a arquitetura, os costumes dos países que visitou. Fiquei impressionada com sua fala, mais impressionada ainda estou com a leitura, com a visão das fotos que tirou e com sua capacidade de analisar o que chamamos de terceiro mundo, com sua acuidade jornalística em ver o que as pessoas comuns não veriam. Estou envolvida por palavras, danças, cheiros, sabores, lugares que nunca frequentei, mas que me são dados graças ao cuidado criterioso que o Paulo teve em elaborar sua obra.

Nenhum comentário: