domingo, 2 de outubro de 2011

Carta escrita ao meu netinho Théo, em 02/09/2011, na noite antes do seu nascimento.

Querido Théo

Estou aqui te esperando. São vinte e três horas e quarenta e cinco minutos e acabei de saber que tua mãe está no hospital.

Minha primeira reação foi correr para junto dela, mas disseram-me para ficar em casa, já que, provavelmente, vais demorar algumas horas para nascer. Vou ficar em casa, mas meu coração está clamando por estar com a minha filha linda, tua mãe e com o meu genro também muito amado, teu pai. Estando com eles, eu estaria também junto contigo, meu amor, para ver tua carinha e poder constatar que meu coração é muito forte para aguentar tantas emoções.

Teu avô está na cama, mas sei que, cada vez que acordar, vai ansiar por notícias tuas, para saber se já nasceste e se estás feliz por ter chegado.

Tu tens muitos tios que estão também ansiosos e a espera de ti.

O tio Ricardo está em casa e muito feliz com a tua chegada, mas a mulher dele, a tia Vanusa foi para o hospital acompanhar tua mãe nesta empreitada que é a mais importante da vida dela: o teu nascimento. Eles têm uma filha linda, a Cecília de sete anos que já te ama e não vê a hora de brincar contigo. Vocês serão muito amigos. O tio Ricardo é um excelente professor na UPF, na área do Direito e funcionário da Receita Federal há muitos anos. Tua tia Vanusa é enfermeira altamente competente, funcionária do Hemopasso.

A tia Flávia, casada com o tio Paulo, está lá em São Paulo, de passagem marcada para terça-feira só pra te esperar, mas resolveste dar o ar da tua graça mais cedo. Vamos ver como ela vai fazer pra correr ao teu encontro. O tio Paulo fica, pois está de emprego novo e não pode faltar. A Flávia é advogada em São Paulo e é das pessoas mais apaixonadas por linguística que conheço. O Paulo é engenheiro e trabalha para uma multinacional da indústria farmacêutica. Os dois são casados há pouco tempo e não pensam ainda em ter filhos.

O tio Cássio, casado com a tia Angélica já está sabendo que estás chegando e os dois devem estar loucos pra te ver. O Cássio hoje, após o trabalho foi jogar futebol, coisa que ele adora fazer. A tia Angélica é psicóloga e é distribuidora de produtos plásticos muito conhecidos no mundo inteiro, a Tupperware, mas o que ela gosta mesmo é trabalhar com seus pacientes. O Cássio trabalha no escritório de advocacia, na loja de móveis e ajuda a tia Angélica a tocar o negócio. Tomara que eles queiram ter filhos logo, pra que eu e o vovô tenhamos mais netos e netas.

O tio Bruno tem uma namorada, a Rocheli, uma graça de pessoa. Eles adoram crianças e tenho certeza que vão ficar apaixonados por ti assim que te virem. O Bruno trabalha com programação de computadores e a Rocheli é jornalista, mas trabalha na loja da família da Angélica.

O vovô Domingos acabou de sofrer uma cirurgia de próstata, mas tudo correu bem e ele está ótimo. Trabalha em uma empresa falida, a Bertol S/A e tem o cargo de assessor da presidência. Ele está esperando para ver o que acontece com a firma e com os empregados que estão inseguros e sofrendo por falta de pagamento de seus salários. Ele é uma pessoa calma e bondosa, com uma capacidade de amar e de brincar com as crianças, que é uma coisa do tamanho do mundo. Por vezes vais notar que ele incomoda. A Cecília diz que ele “ajudia”, mas é só força de expressão, pois ele só quer brincar.

A vovó Sueli, que sou eu, adora crianças, todas as crianças, por isso faz muitos trabalhos voluntários por elas. Gosto de cuidar de todos e, se permitirem, cuidará de ti também, mas fique tranquilo, vai ser uma farra, assim como é uma farra com a Cecília. Vamos nos divertir muito, vamos ler, escrever, desenhar, rolar pela grama, montar quebra cabeças e tantas outras coisas que as crianças gostam de fazer.

Nós somos uma família muito feliz e queremos que tu te sintas muito bem conosco, assim como queremos que te sintas com a família do teu pai.

Eles são muito legais e já tem dois netinhos que moram em Brasília. O Augusto e a Aninha são lindos e gentis, são educados e doces e já estão te esperando faz tempo. O Vovô Itacir e a vovó Ivana faz tempo que te esperam e não cansam de comprar coisinhas pra te esperar e fazer tua alegria. Tens também o tio Igor, um homem lindo e cavalheiresco e que trabalha com publicidade, já que é formado em Publicidade e Propaganda. Vais adorar conhecê-los e sentar no colo deles.

Os pais do Augusto e da Aninha, Rodrigo e Vanessa são teus tios também. São pessoas corajosas e não hesitam em correr atrás das oportunidades que a vida oferece, por isso estão morando longe. Eles são biólogos e o tio Rodrigo aceitou um emprego que ele esperava muito conquistar. Estão felizes onde moram, mas duvido que consigam esperar o final do ano pra te conhecerem.

O teu quarto está pronto há alguns dias. Está tudo uma beleza e reflete o carinho que teus pais têm por ti, mesmo sem te conhecerem. Todos os meses os dois iam espiar aquelas máquinas que mostram bebês, para saberem como serias, mas não dá pra ver muita coisa, só que és saudável e perfeito. Sabemos que aquelas fotos que tiraram de ti, não fazem jus a tua beleza e graça, por isso estamos tão ansiosos para que te mostrem ao vivo e a cores.

Queremos que venhas tranqüilo, pois amor e carinho não hão de faltar, antes pode acontecer que serás um pouco sufocado de beijos e abraços, mas vais agüentar e talvez gostar da maioria deles. Prometemos ter semancol quando necessário.

Vais encontrar um mundo que ainda não está pronto, mas que, acredito, está se aprimorando para receber as crianças com melhores estruturas, principalmente estruturas humanas.

Somos pessoas que procuram cumprir uma lei federal que já tem vinte anos e que foi promulgada para o bem estar de todas as crianças: o Estatuto da Criança e do Adolescente, o que foi um grande avanço para acabar com os maus tratos e o trabalho infantil. Nós os adultos queremos que vocês tenham o direito assegurado de serem cuidados e que possam brincar e frequentar boas escolas e a ter espaços condizentes com a condição em que estão. Prometemos ficar atentos para que essa lei seja respeitada, para que tu, a Cecília, o Augusto e a Ana e todas as outras crianças do mundo possam ser crianças de verdade.

Agora já é meia-noite e não sabemos de nada do processo da tua chegada, portanto, nos resta ficar calmos e tentar dormir, enquanto você faz o trabalho do teu nascimento, junto com tua mãe e teu pai.

Estamos torcendo pra que seja um momento mágico e lindo e que teu nascimento seja motivo de felicidade incapaz de ser descrita. Fique certo que a gravidez, o parto e o momento em que olhares para a tua mãe, ficarão indelevelmente vivos na memória e no coração da tua mãe e do teu pai Iuri.

Venha Théo, venha com confiança, pois tens uma família toda que te ama mesmo sem te conhecer, imagina quando te virem, vão morrer de alegria.

Bom nascimento meu amor...

Tua vovó Sueli

Nenhum comentário: