sábado, 20 de novembro de 2010

Boas notícias

Receber os jornais toda manhã e ter a sensação de caos já é coisa rotineira. Pois nos últimos dias, os jornais locais noticiam coisas muito boas e o caos, parece, está começando a ter contornos mais organizados, pelo menos nas áreas que nos causam maior preocupação: o encaminhamento da nossa sociedade para o cuidado melhor de crianças e adolescentes.

Vejam só: Cai pela metade o número de internos no CASE; Bombeiro Mirim conquista prêmio estadual; Passo Fundo amanhece com novo sistema de coleta de lixo; 58 famílias são beneficiadas com casas construídas no residencial Donária II; Um Computador Por Aluno – novas escolas integram o projeto – (ainda não em Passo Fundo); Gestação e o Bebê – mais de 50 gestantes e futuros pais dedicaram sete dias de seu tempo para aprender e reaprender sobre os cuidados com a gestação e o bebê; cerca de 80 mil pessoas passaram pela Feira do Livro; lançado o projeto Passo Fundo Natal dos Presépios; SEDEC- Material é entregue para núcleos esportivos nos bairros; UPF – Mostra de Iniciação Científica premia jovens pesquisadores; são alguns destaques da última semana.

É claro que esse elenco de coisas boas vem acompanhado de relatos de crimes, tempestades de granizo, afogamentos, mas não lembro de ter sorrido tantos dias seguidos de satisfação por ver algumas coisas sendo resolvidas e tantas outras projetadas.

A redução nas internações no CASE mostra o cuidado que estamos tendo com a aplicação de penas alternativas para os jovens infratores, assim como com as medidas em meio aberto estão sendo efetivamente acompanhadas e funcionando na região. A internação agora pode ser o último recurso para a recuperação dos adolescentes infratores, o que é uma nova realidade. O melhor de tudo é que a tendência é a reeducação de verdade, pois contamos também com Casa Semiliberdade – lugar para os que ganham progressão para medida de semiliberdade, onde os adolescentes pernoitam e, de dia, podem estudar e aprender, além de poderem visitar a família.

Ufa! Quase copiei o que o jornal traz, tal o entusiasmo e a alegria de que sou tomada, por que, como todo mundo, às vezes fico desanimada, por ver tão poucos resultados, apesar de ver tantos esforços, tantos profissionais envolvidos, tantas entidades doando gratuitamente seu tempo e conhecimento, tantas pessoas bem intencionadas que são (como diz a Maria Olinda) iluminadas e prestam serviços que nem podem ser dimensionados de nenhuma forma, tal sua relevância.

Devo destacar também, a visão dos secretários municipais que acolhem sugestões, contribuições e idéias, com o intuito de promover o bem comum. Faço parte de uma instituição composta por voluntários que sabe do que estou falando. Nos últimos anos estamos sendo ouvidos e, melhor, estamos sendo chamados a trabalhar, tanto na SEMCAS, quanto SME, o que acredito, agrega valor ao serviço público. Logo, logo, teremos uma Associação de Voluntários Cidadãos Entusiastas AVOCE, integrada por gente que está louca para contribuir, para que as notícias nos jornais sejam cada vez melhores.

Passo Fundo, você está de parabéns!



Publicado no Diário da Manhã de 18/11/2010

Publicado em O Nacional de 23/11/2010

Nenhum comentário: