terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sarau

Tive oportunidade de apresentar à comunidade, pela primeira vez, um pouco do meu Patrono Ernani Fornari. Tivemos um sarau na Feira do Livro, um espaço concedido à Academia Passo-Fundense de Letras e o aproveitamos para ler poemas, cantar e, da minha parte, apresentar meu Patrono. Ernani Fornari nasceu no final do século XIX e morreu na década de 60, o que o fez protagonista de um movimento riquíssimo de quebra de paradigmas no pensamento e na estética brasileira. Fez parte daquele grupo que, a exemplo dos intelectuais da França, contestou a industrialização, o consumismo exacerbado, o que culminou no Simbolismo. O movimento que estava começando a estudar Freud, passou a cultivar a subjetividade, o que fez dessas personalidades questionadores dos dogmas, fez surgir fortemente um sentimento de antagonismo às verdades estabelecidas e incrementou o modernismo. Ainda estou estudando o homem Ernani Fornari, mas o que já sei me faz orgulhosa do meu Patrono. Ele fez parte do governo Vargas, como intelectual e encarregado de pastas ligadas à cultura, foi extremamente fiel ao Presidente, mas, insurgiu-se ao clima ditatorial do governo e retirou-se com muita dignidade. Ainda voltarei a falar dele, pois estou impressionada.

2 comentários:

Adriana Gehlen disse...

proxima vez, se lembrar, me avisa!
queria ter visto.

beso beso.

Sueli disse...

Desculpa, Adriana! Ando tão ocupada que não avisei nem meus filhos e foi meio de última hora. Aviso da próxima. Besos