quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Final de Ano

Como todos os anos, nesta época, temos o cuidado de rever coisas e, acho que aqui no sul, por alguns motivos a mais. Temos que arejar, sacudir as coisas, mostrar o sol a elas, despedindo-nos do inverno.

Foi com este intuito que comecei a empreitada, começando pelos livros. A constatação de que livro pode tornar-se obsoleto me chocou. Dei uma boa olhada na enciclopédia que pagamos em vinte e quatro vezes. Na época as necessidades dos filhos, exigiam que a comprássemos e optamos por ela, em detrimento da compra do telefone, coisa muita cara na época.

Constatei que os muitos volumes estavam realmente usados o que me deixou cheia de orgulho, mas triste por não precisar mais daquela fileira enorme de livros, substituída pelas redes virtuais, que, alimentadas pelo conhecimento de todos, é usada com critério por uns, com leviandade por outros. Cabe a cada um de nós, verificar a seriedade e a base científica das informações que colhemos, mas a informação não cabe mais em prateleiras.

Há bem poucos anos, pensar em me desfazer de livros por não servirem mais, seria considerado uma heresia. Hoje eles foram doados, foram descartados. O buraco na estante ainda guarda a energia das crianças.

O que precisa de ar também são os guardados que não nos servem mais, mas que falam ao coração. Encontrei, cuidadosamente embalada, uma cestinha de páscoa, toda enfeitada, que pertenceu à minha mãe, assim como uma lata verde, onde ela guardava biscoitos. Senti o cheiro dos biscoitos assados dias antes do Natal e pintadas escondido de nós, já que isso era tarefa do Papai Noel. Vieram-me à memória os Natais tão lindos, com presentes tão cuidadosamente escolhidos, com guloseimas cheirosas, feitas em casa. Lembrei do calor do forno à lenha, das cucas perfumadas saindo dele e dos almoços nos quais não faltava mistério e uma pontinha de medo do Papai Noel.

Mexendo nas coisas lembrei-me de que o dinheiro curto era compensado pelo esforço da minha mãe em costurar nossos vestidos, em engomar guardanapos, em cozinhar deliciosos doces em calda, em enfeitar a casa e no meu pai ensaiando danças conosco, coisa que riscava o soalho brilhante da sala. Lembro também, dos buraquinhos que conseguimos nas taboas do chão, feitos com os taquinhos dos saltos dos sapatos, quando crescemos.

Mas, esta também é uma época de festas, quando encontramos amigos e numa delas, a Otília, uma amiga muito querida me abraçou e disse: “Feliz Natal, não Feliz Ano Novo, por que Natal é a coisa mais linda do mundo.” Entendi o que ela queria dizer, por que agora, quando já estou velha, o Natal é uma ocasião em que posso olhar para todos os filhos, todos os genros, todas as noras e para minha neta e dizer que tudo valeu a pena, mesmo que tenha que aprender tanto todos os dias, mesmo que tenha que aprender a descartar o que não tem mais serventia, para dar lugar para o novo.

Estou abrindo espaço na casa e no coração para tudo o que está por vir, com a mesma disposição com que me dispus a pagar em vinte e quatro meses o que era tão necessário.

2 comentários:

Adriana Gehlen disse...

Esse é o espírito :)

Feliz Natal, e de verdade, ele sim é uma data que toca.

Sueli disse...

Toca mesmo. Gostaria muito que passasses o Natal conosco. Bjs