sábado, 14 de novembro de 2009

Cidade sensível

Seguindo o raciocínio da postagem anterior, fico imaginando minha cidade com escolas onde as crianças fossem educadas priorizando a sensibilidade. Esta semana, vendo um filme pela tv fechada - sabe aquela que a gente paga e mesmo assim tem propaganda - e fiquei pasma com a constatação de que existe uma experiência nos Estados Unidos neste sentido. Pena que peguei o filme pela metade, estrelado por Antonio Banderas, aquele feioso, que faz papel de professor em uma escola pública violenta. Ele começa um trabalho com dança e é contestado pelos colegas, que diziam ser perda de tempo e de dinheiro. Em dado momento, ele explica que a dança trabalha valores, pois, quando um menino enlaça a cintura de uma menina ele a conduz e a respeita, assim como respeita regras e a disciplina. Segundo ele, a dança melhora a auto estima dos adolescentes, o que ficou evidente quando participaram de um concurso em um baile. O final é emocionante, pois retrata a atitude dos meninos e meninas que não venceram, mas que deram um show de caráter e discernimento, pois se conduziram pacificamente o tempo todo. O filme é uma homenagem ao professor que teve a idéia, que ainda é adotada em várias escolas nos EUA. Adorei!
Esta semana fiquei sabendo que a invernada artística de uma escola estadual foi extinta, o que me entristeceu, pois assisti por vários anos, o quanto a gorotada gostava de dançar.

5 comentários:

Adriana Gehlen disse...

Mas é!
A dança faz milagres, dançei em grupos quando mais nova e realmente ela te muda em todos os sentidos, e os mais aguçados e mais bonitos, são estes que descreveste.
Não consigo viver sem a dança, vivo dançando, ele mexe com tua percepção, é tão booooom... Quem não dança perde muito.

O nome do filme qual é?
Um beijo!
sempre amo teus posts.

Sueli disse...

Pois é, como falei, peguei o filme pela metade. Geralmente passam mais de uma vez e aí, se passar, passo o nome pra ti. Obrigada, minha filha postiça. Bjs

Gabi Gehlen disse...

Eu sei que filme é. Se chama "Vem dançar". É mt bom mesmo...
E dançar é realmente TUDO de bom! rsrsrsrs...
=*

Sueli disse...

Vou procurar o DVD para divulgá-lo muito. Obrigada

Anônimo disse...

Eu já ia dizer o nome, mas ai a Gabi chegou na frente! ahahuhauhauhauha É mto bom mesmo! Adorei e tmb recomendo! :D