domingo, 27 de julho de 2008

Paixão II

Conversando com a Angélica hoje a respeito de aprendizagem e o fato da criança dar uma "parada" no ímpeto de aprender lá pela quarta série, fiquei sabendo de coisas super interessantes que elucidam algumas das minhas dúvidas. Ontem conversei com a Rocheli a respeito e ela disse que se lembra da quarta série como a série em que ela perdeu a professora única para ganhar várias, assim como foi a série que a obrigou a manusear vários cadernos, um de cada matéria. Ela falou também sobre o fato de não ter conseguido se afirmar afetivamente, pois este ítem ficou diluído em meio a tanta gente e tanto assunto. O fenômeno quarta série, segundo a Angélica, deve-se à idade das crianças, que estão entrando na idade da latência, ou seja, no período que antecede a adolescência. Este é o período em que a criança começa a prestar atenção em si mesma, nas mudanças que estão se operando em seu corpo e no corpo dos seus pares, assim como está empenhada em fazer as comparações necessárias entre o que um faz e o que o outro faz. A confrontação de idéias e de formas toma muito tempo nesta idade, fazendo com que, o que sobra, seja usado para a educação formal introduzida justamente nesta idade. É muito trabalho pra tão pouca idade. Todos nós passamos por isto, mas costumamos esquecer nossos embaraços e dificuldades, o que nos faz críticos da meninada que está empenhada em viver e em entender a vida, assim como nós ainda fazemos, as vezes sem conseguir.

Um comentário:

Adriana Gehlen disse...

a quarta série foi a mais marcante pra mim. a professora mais legal. e onde eu apresentei meu primeiro livro: O homem no sótão. foi fantástico! me senti o máximo, mesmo nervosa.
. é o que eu lembro mais mesmo, talvez por isso a professora marque, pq ela te acompanha o ano inteiro.