segunda-feira, 14 de julho de 2008

Tristeza

Sentir-me triste e decepcionada é algo que consigo administrar nesta altura da vida. Sei que, daqui a pouco, tudo estará resolvido de uma forma ou outra, quase sempre bem. Consigo viver com o fato de que há pessoas que pensam diferente de mim e que não gostam de mim como outras gostam. O fato de pensarmos diferente é que enriquece nossa convivência humana. A grande tristeza que se abate sobre mim acontece quando fico impotente frente à violência. Ninguém suporta ser agredido e sempre sabemos quando somos nós próprios os agressores, mesmo quando agredimos sutilmente. Um dos princípios da não violência é a não permitirmos que nos agridam de nenhuma forma. Penso que a impunidade cria o agressor, mesmo aquele que age escondido, camuflado. Nós que somos pais temos uma responsabilidade muito grande sobre a forma como nossos filhos e filhas tratam as pessoas. Penso que não precisamos ensinar as crianças a beijar e a abraçar as pessoas, nem a emprestar a cadeira melhor à vovó. As crianças vêem nosso comportamento, assimilam, e ouvem o que falamos em casa sobre as pessoas. A violência gratuita nasce aí, da forma como mostramos em casa a inveja, a raiva, o ressentimento e a falta de respeito. É muito grave jogarmos nossos filhos e filhas contra pessoas da família. A família ampliada é estruturante. Sabermos que temos tios e tias, avós, primos, padrinhos que nos amam, ajudam-nos a "estar em casa". Dá um trabalho danado perder alguém que amamos por causa da morte dela, mas, dói também quando a perdemos por causa de conversas infelizes e inconsequentes. Tenho pensado muito nisto ultimamente. Tenho estado triste, mas não estou infeliz. Acho que estou fortalecida, por que posso dividir minhas emoções com quem as aprecia e gosta realmente de mim.

2 comentários:

Adriana Gehlen disse...

eu aprecio tudo em ti.
gosto muito muito muito, me identifico até com as diferenças.
:)
e sempre seremos fortes juntos.

Unknown disse...

Tia Sueli(não consigo chamá-la de outro jeito)!!!

Lendo suas publicações no blogger parecia que eu estava escutando vc falar. Como pode uma pessoa conseguir se expressar de forma tão simples e sincera??

Adorei!!!