terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Cozinhando

O Natal está chegando e eu estou cozinhando. Faço-o enquanto penso no gosto dos meus queridos, tentando agradar a todos. Papo de anjo é uma unanimidade, portanto fiz muitos e ainda farei outro tanto. Vou mandar as claras para a Iria que sabe fazer merengues com nozes, uma delícia sem par. Sou péssima pra fazer merengues, mas meus papos de anjo... Eu poderia ser uma portuguesa, tal a facilidade com que os faço. Penso muito nos portugueses e nas delícias que nos legaram, feitos basicamente de ovos e açúcar. Claro que de farinha também, ou não teriam criado os pastéis de Santa Clara. Amo a textura dos doces portugueses, por sua leveza e simplicidade, pois tudo se desmancha na boca. Ainda vou fazer uma pesquisa bem séria e me especializar em transformar ovos em algo quase etéreo, inacreditável. Cozinho enquanto espero a Flávia, com uma saudade que não tem nome, tal a intensidade. Perdi os cantinhos que permaneciam com o cheirinho dela, por causa do tempo e o tempo se encarrega de apagar o que não é frequentado por um tempo. Ela levou quase tudo embora e o que ficou foi se tornando algo pertencente à casa, sem suas características, sem seu cheiro. Espero que daqui a alguns anos, meus filhos procurem o cheiro da casa deles, por sentirem saudade de nós. Enquanto isso, vou fazendo quitutes e procurando reunir todos em volta da mesa.

3 comentários:

Unknown disse...

Fiquei com saudade da mãe lendo tua crônica.
Fui visitá-la no natal. Adivinha o que estava fazendo quando cheguei?
Assinei o RSS do teu Blog. Estou sempre por dentro agora.
Bjoo Sueli.

Sueli disse...

Obrigada, Diego! As mães são todas iguais e vocês são o que mais importa...

Anônimo disse...

Realmente tia, eu sou quase uma dona Lucia 2 com Bianca! ahuauhauhauauauau mas com um toke de Alexandra!