sábado, 27 de setembro de 2008

Manuela D'Ávila


Gosto de citar mulheres fortes que se impõem femininamente. É o caso de Manuela, a candidata a prefeita de Porto Alegre. Ela é linda, charmosa como poucas mulheres conseguem ser, mas não se vale de seus atributos físicos para conseguir seus intentos. Em entrevista concedida a todos os candidatos a prefeito da capital pelo jornal Zero Hora, ao chegar sua vez no dia 25 próximo passado, Manuela fez bonito, como sempre. Como exemplo, cito a pergunta de Paulo Sant'Ana à ela: "Tu acreditas que a tua beleza vai ajudar a te fazer prefeita de Porto Alegre, apesar da tua pouca idade?" A resposta veio ligeira, ferina, inteligente: "Apesar da pouca idade, Sant'Ana? Não acho que é apesar da minha pouca idade. Eu ironizo. Como fui obesa, tenho uma felicidade particular em ouvir elogios. Não sou nenhum padrão estético. Significa que talvez a gente estimule as meninas a tomarem menos anorexígenos. Sou a candidata que menos mudou esteticamente, estou igual. Não faço nenhuma transformação em foto ou em TV. Primeiro, acho que é uma besteira essa pergunta, segundo, porque ela é machista. Nunca ouvi essa pergunta para nenhum candidato a governador ou a prefeito de Porto Alegre. Esse é o problema, e não o elogio em si. É uma pauta que certamente amanhã tu não vais perguntar ao Fogaça. E isso é lamentável. Em pleno 2008 tenho de responder isso. É o mesmo problema com relação a minha idade. Por que ninguém pergunta para o Bill Gates, que com a minha idade já era multimilionário?"

Paulo Sant'Ana não é bobo, nem acredito que seja machista. Ele vive em um meio em que se aprende muito, em que se ultrapassa o estágio de estar julgando as pessoas pela aparência, pela orientação sexual, pelo que veste. Acredito que a pergunta foi formulada para ajudar Manuela, só pode ser isso. Agora, posso estar enganada, pois há pessoas que não aprendem, que, mesmo ficando velhos, mesmo estudando e lendo, conservam aquele ranço, aquela coisa que julga, que pré-julga, o que é pior. Quem não conhece os que falam mal dos jovens DE HOJE, das músicas DE HOJE, dos bailes DE HOJE, pois para eles as coisas do passado é que eram boas. São os preconceituosos e saudosistas, geralmente são dogmáticos e extremamente religiosos. Paulo Sant'Ana não faz o perfil, de jeito nenhum. Há outra possibilidade para a pergunta infeliz: ele pode ter simplesmente pisado na bola com Manuela, a exemplo do que todos nós fazemos de vez em quando e depois procuramos um buraco pra nos esconder. De qualquer forma, foi uma péssima pergunta, que de tão péssima permite que o interlocutor deite e role na resposta. Dá-lhe Manuela!

2 comentários:

Adriana Gehlen disse...

booooh, que massa essa mulher;
a resposta dela ao menos.

Acho que o Paulo tentou ser arrogante e ironico como ele sempre é, coitadinho, perdeu né ...
:) adorei.

Unknown disse...

Manuela é perfeita!!conheci ela quando morava em Poa, ela é vizinha da Escola que eu trabalhava..
Muito bom!! Dá-lhe Manuela..hehehe
Bjos,bjos
Claúdia