quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Conversa interessantíssima

Hoje fui conversar com alunos do EJA sobre a família. Até aqui tudo bem, não fosse o fato desse EJA ser na APAE e composto por alunos especiais. Foi uma conversa muito interessante. Eles tinham a exata noção do que seja uma família, sem idealizações. O mais marcante foi a alegria que demonstraram em contar dos seus parentes, dos avós, dos irmãos, dos pais. Um rapaz contou que seu pai tem 54 anos e parece uma criança, segundo ele. Disse que o pai o espera atrás da porta quando ele chega em casa, pra poderem brincar. Senhoras de uma certa idade contaram que seus pais já morreram, mas que convivem com irmãos e irmãs e sobrinhos. Uma moça estava feliz com a sobrinha Samanta, nova integrante da família. Perguntados sobre o que a família precisa ter para ser uma família, eles enumeraram vários requisitos como: amor, cuidado, atenção, carinho, mostrando um preparo e uma alegria que, juro, não esperava encontrar. Para encerrar, mostraram os trabalhos manuais que tinham feito para comemorar a data. Fizeram cartazes com desenhos, colagens, palavras que eles mesmos escreveram e alguns, conforme me disseram, foram feitos pra mim. De fato, no fim entregaram-me os pequenos cartazes assinados e um agradecimento também assinado por vários deles. Confesso que senti neles uma felicidade difícil de encontrar e que vem do fato de simplesmente viverem sem julgamentos, sem agressividade, sem esperar mais da vida a não ser o momento presente. Adorei! Um dia quero conseguir dizer à minha querida amiga Luciana o quanto agradeço pela oportunidade de conhecer essa turma especial.

Nenhum comentário: